Na tradicional mensagem de Natal da rainha Elizabeth, divulgada na tarde deste sábado (25), a monarca de 95 anos lamentou a ausência da “risada familiar” e do “brilho malicioso” do príncipe Philip na celebração deste ano.
Este é o primeiro Natal, em 73 anos, que ela passa sem o duque de de Edimburgo, falecido em abril, aos 99 anos. A emocionante mensagem começa com uma foto de Elizabeth e Philip tirada em 1947, durante a lua de mel do casal.
“Embora seja uma época de grande felicidade e alegria para muitos, o Natal pode ser difícil para aqueles que perderam entes queridos”, disse. “Este ano, principalmente, entendo o por quê”, continuou.
O discurso, gravado há três semanas no Castelo de Windsor, trouxe imagens de momentos íntimo da família real britânica, como a rainha ao lado do falecido marido e dos filhos montando a árvore de Natal dos Windsor.
Homenagens simbólicas
Ao lado da rainha havia um porta-retrato com uma foto dela e Philip, tirada em 2007, nas comemorações pelos 60 anos de casamento.
“Para mim e minha família, mesmo com uma risada familiar faltando este ano, haverá alegria no Natal, pois temos a chance de relembrar”, afirmou a avó dos príncipes William e Charles.
“Para mim, nos meses desde a morte do meu amado Philip, tenho obtido grande conforto com o calor e o afeto das muitas homenagens à sua vida e trabalho — de todo o país, da comunidade e do mundo. Seu senso de serviço, curiosidade intelectual e capacidade de expressar a diversão em qualquer situação – eram todos irreprimíveis. Aquele brilho malicioso e questionador brilhou tanto no final como quando o vi pela primeira vez”, continuou.
Broche de safira
Enquanto fala para o mundo, a rainha usa um valioso broche de safira e diamantes em platina, uma homenagem discreta e tocante ao falecido marido.
A joia é a mesma usada por ela na viagem de lua de mel com Philip a Broadlands, em 1947, e em 2007, durante as comemorações pelas bodas de diamante.
“A vida, é claro, consiste em separações finais e também em primeiros encontros — e por mais que eu e minha família tenhamos saudades dele, sei que ele gostaria que curtíssemos o Natal. Sentimos sua presença enquanto nós, como milhões em todo o mundo, nos preparávamos para o Natal”, garantiu Elizabeth.
Natal solitário
Assim como muitos idosos ao redor do mundo, a rainha Elizabeth passará as festas de fim ano longe da família para se proteger do novo coronavírus.