*Reuters
A Grã-Bretanha relatou um aumento nos casos da variante do coronavírus Ômicron no sábado (18), que assessores do governo disseram que poderia ser apenas a ponta do iceberg, e o prefeito de Londres declarou um “grande incidente” para ajudar os hospitais da cidade a lidar com a situação.
O número de casos de Ômicron registrados em todo o país atingiu quase 25.000 em 1800 GMT na sexta-feira, mais de 10.000 casos de 24 horas antes, disse a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA).
Sete pessoas que se acredita ter tido a variante Ômicron morreram na quinta-feira, a partir de uma morte nos dados anteriores do UKHSA que correram até terça-feira. As internações hospitalares de pessoas que se acredita ter a variante aumentaram de 65 para 85.
O Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências (SAGE) do governo disse ser “quase certo” que centenas de milhares de pessoas foram infectadas com a variante todos os dias e não foram detectadas nos números.
A SAGE disse que, sem um maior endurecimento das regras do Covid-19, “a modelagem indica um pico de pelo menos 3.000 internações hospitalares por dia na Inglaterra”, disseram eles na ata de uma reunião em 16 de dezembro.
Em janeiro passado, antes que a campanha de vacinação da Grã-Bretanha ganhasse velocidade, as internações hospitalares diárias no Reino Unido como um todo ultrapassavam 4.000.
O primeiro-ministro Boris Johnson enfrentou uma rebelião em seu Partido Conservador no governo por causa de algumas das medidas que tomou até agora para tentar conter a propagação mais recente do Covid-19. Um jornal disse no sábado que o ministro do Brexit de Johnson, David Frost, renunciou em parte por causa das novas regras.
Os assessores disseram que é muito cedo para avaliar a gravidade da doença causada pelo Ômicron, mas se houver uma redução modesta em comparação com a variante Delta, “um número muito alto de infecções ainda levaria a uma pressão significativa nos hospitais”.
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, declarou um “grande incidente” – que permite uma coordenação mais estreita entre as agências públicas e, possivelmente, mais apoio do governo central – já que as internações hospitalares do COVID-19 na cidade aumentaram quase 30% nesta semana.
Ele disse que as ausências dos profissionais de saúde também aumentaram.
“Esta é uma declaração de como as coisas são sérias”, disse ele.
Khan, do Partido Trabalhista de oposição, também declarou um grande incidente em janeiro, quando o aumento dos casos de Covid-19 ameaçou sobrecarregar hospitais.
A variante Ômicron é estimada em conta para mais de 80% dos novos Covid-19 casos, em Londres, disseram autoridades na sexta-feira.
Reunião de emergência
Johnson deveria presidir uma reunião do comitê de emergência no fim de semana com as administrações delegadas na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, que têm seus próprios poderes sobre a saúde pública.
Uma reportagem do jornal The Times disse que as autoridades estão preparando um projeto de regulamento que, se introduzido, proibirá a mistura em ambientes fechados na Inglaterra – exceto para o trabalho – por duas semanas após o Natal, quando os pubs e restaurantes serão limitados ao serviço de mesa ao ar livre.
As pessoas poderiam se reunir em grupos de até seis ao ar livre, disse o jornal, acrescentando que os ministros ainda não consideraram formalmente os planos.
Johnson disse na sexta-feira que “não estamos fechando as coisas”.
Um porta-voz do governo disse que o governo continuará a “examinar atentamente todos os dados emergentes e manteremos nossas medidas sob revisão à medida que aprendermos mais sobre esta variante”.
O número de todos os novos casos Covid-19 relatados em dados oficiais caiu para 90.418, de um recorde de mais de 93.000 na sexta-feira, mas ainda assim foi o segundo maior número diário de vítimas do país. Os números normalmente caem no fim de semana.
Os casos aumentaram 44,4% nos sete dias até 18 de dezembro em comparação com a semana anterior.
A polícia entrou em confronto com um grupo de manifestantes que se opõe às últimas restrições do Covid-19 perto do escritório e residência de Johnson em Downing Street no sábado. Vários policiais ficaram feridos, mas até agora nenhuma prisão foi feita, disse a polícia.