*Da Redação – Dia a Dia Notícia
De acordo com dados da Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Região Norte apresentou índice de 25,4% de alunos sem aula no primeiro ano da pandemia de Covid-19. Os estados da região que apresentaram os maiores índices foram Roraima, Pará, Amapá e Amazonas, com índices que variam de 30,3% a 31,7%.
No Amazonas, cerca de 30,3% dos estudantes com faixa etária de 6 a 17 anos ficaram sem atividades presenciais e sem oferta de atividades escolares no ano de 2020. Em relação a todos os estados da federação, Roraima obteve o maior índice com 31,7%. No país, o estado que obteve o menor índice de estudantes sem atividades presenciais foi o Paraná com 1,5%. Já os demais estados da região Norte como Acre, Tocantins e Rondônia apresentaram índices que variam de 15,8% a 2,4%.
Segundo dados do monitoramento global do fechamento de escolas causado pelo novo coronavírus, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por não haver implementação de uma política de controle da pandemia, o Brasil ficou entre os países que tiveram o maior período de suspensão de aulas presenciais.
A Região Norte apresentou maior diferença entre a rede pública e a privada no tempo médio de paralisação das atividades presenciais, sendo de 84,9 dias. A solução encontrada para a paralisação das aulas presenciais foi a oferta de aulas via internet, porém o percentual de escolas do país que adotaram esta medida apresentou grande variação, em especial nas escolas da rede pública, sendo desigual entre as redes de ensino.
No Amazonas, apenas 9,9% das escolas da rede pública adotaram a modalidade de aulas online, onde 4,7% dessas escolas disponibilizaram equipamentos para o uso do aluno durante o período de suspensão das aulas presenciais. Já as escolas privadas, cerca de 69,5% das instituições de ensino ofertou aulas on-line com possibilidade de interação direta entre professor e aluno.
Para o estudante Nilton Gabriel (17), que está finalizando o ensino médio na rede pública este ano, a pandemia e a falta de aulas presenciais afetou de forma negativa em seu aprendizado causando dificuldades no entendimento das matérias escolares: “Eu praticamente não tive meu segundo ano do ensino médio, tem muita diferença entre uma aula presencial e uma aula remota. Eu tive muita dificuldade em aprender certas matérias, como Matemática e em outras que eu sempre tive maior dificuldade, como Química e Física. Este ano eu cursei o terceiro ano do ensino médio e me propus a fazer o Enem, e confesso que tive muita dificuldade, apesar de ter me preparado da maneira que pude e acompanhar todas as aulas, ainda sim me senti decepcionado com o meu desempenho. Agora, estou me formando e me sinto incerto sobre o que esperar da faculdade ou de outras áreas, como trabalho e a vida adulta”, disse o jovem.
Um reflexo desta situação, é que o estado do Amazonas foi o maior do país em abstenções no primeiro dia de aplicação do Enem 2021, com porcentagem de 40,6%, sendo quase o dobro da média nacional que foi de 26%. Dos 3,1 milhões de inscritos no exame, cerca de 2,3 milhões compareceram no primeiro dia de prova, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para o professor Denilson Oliveira (23), que atua com alunos da educação infantil a questão da pandemia pegou os docentes de surpresa, onde a comunidade escolar precisou se reinventar e o que estava ao alcance dos professores foi feito. “Acredito que a aprendizagem das crianças envolve um ponto muito importante que é a socialização, não somente entre colegas, mas entre professor e aluno, aluno e ambiente. A aula remota não permite essa socialização física em todos esses âmbitos mencionados”.