O município de Boa Vista do Ramos, a 271 quilômetros de Manaus, proibiu novamente a abertura de boates e casas de show após um novo surto de Covid-19. A cidade do interior registrou 134 novos casos da doença, representando um aumento de 13% em relação ao mês anterior.
As restrições foram determinadas por meio de decreto de 30 de novembro da prefeitura do município, divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas na última terça-feira (01), e valerão até a próxima sexta-feira (10). Na publicação, restaurantes, igrejas, academias de ginástica e serviços de transporte tiveram parte do seu funcionamento restringido, devendo permitir a entrada e permanência somente de pessoas com máscaras e vacinadas com pelo menos com a primeira dose da vacina contra Covid-19 e limitando o número de pessoas a 50% da capacidade de ocupação.
Em caso de descumprimento das medidas, o estabelecimento poderá ser multado e embargado pela Vigilância Sanitária.
Confira a íntegra do decreto aqui.
Aumento dos casos no interior
Além de Boa Vista do Ramos, os municípios de Jutaí, Barreirinha, Autazes e Tonantins também registraram alta nos casos de Covid-19. Ao todo, o mês de novembro registrou aumento de 64% nos casos da doença em comparação com outubro. Segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em novembro houve 2.156 casos, enquanto no mês de outubro houve 1.312.
A instituição relacionou a subida dos casos com a chegada do período chuvoso no Amazonas, época em que são registrados maiores números de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) e quando há maior transmissão de vírus respiratórios, incluindo os que causam doenças como resfriado, gripe e pneumonia.
Apesar dos altos índices de transmissão de Covid-19, o número de óbitos caiu. Em outubro, foram registradas 47 mortes contra 33 em novembro. A epidemiologista Jesem Orellana ressalta que “os cuidados precisam ser reforçados” com uso de máscaras, evitar aglomerações e tomar as vacinas contra a enfermidade.
*Com informações de g1 Amazonas