Search
booked.net
Search
Close this search box.

Dezembro Vermelho: Amazonas registra mais de 9 mil casos de infecção pelo HIV de 2010 a 2020

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia 

Se inicia neste mês o “Dezembro Vermelho”, campanha que faz alusão ao Dia Mundial da Luta contra a Aids que tem por objetivo sensibilizar as pessoas para questões voltadas à prevenção e ao controle do HIV/Aids, visando reduzir o preconceito e promovendo respeito aos portadores da doença. Entre os anos de 2010 a 2020, o estado do Amazonas notificou cerca de 9.879 casos de HIV e 14.248 casos de Aids, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) do Ministério da Saúde (MS).

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, à Aids sigla da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida quando existe um comprometimento do sistema imunológico e a pessoa fica suscetível a ter infecções. Uma pessoa pode ter HIV e não ter Aids.

No período de janeiro a outubro de 2021, Manaus registrou 1.631 novos casos de HIV/Aids, com um aumento de 19% dos casos em comparação ao mesmo período de 2020. Pessoas do sexo masculino representam 77,19% dos casos em 2021 e pessoas do sexo feminino representam 22,81%, havendo predominância dos casos entre pessoas de 20 a 39 anos. 

Dos casos de HIV notificados no estado em 2020, 75,4% são pessoas do sexo masculino e 24,6% são do sexo feminino, onde grande parte dos casos se encontra entre as faixas etárias de 20 a 34 anos. No Brasil, no ano de 2020 estimou-se que cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV/Aids, em contrapartida estima-se que em média cerca de 160 mil pessoas vivem com o vírus causador da doença e não sabem. 

Já em relação aos casos de Aids, pessoas do sexo masculino representam 69,6% dos casos e 30,3% são pessoas do sexo feminino. Em relação à faixa etária, 63,9% dos casos estavam em pessoas com idade entre 20 a 39 anos. Neste período de 2010 a 2020, o Amazonas registrou 3.089 óbitos por Aids.

No ano de 2020, houve redução no número de diagnósticos de HIV no estado do Amazonas. A queda nos números ocorreu devido a redução na busca por testagens e fechamento dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) devido a pandemia de Covid-19. 

Dados do Boletim Epidemiológico HIV/Aids (2021) do estado do Amazonas, apontam que em relação à raça/cor 77,6% dos casos de infecção pelo HIV no período de 2010 a 2020 são de pessoas autodeclaradas pardas. Outro dado aponta que 78,9% dos casos notificados neste período foram em decorrência de exposição sexual. 

Detecção e tratamento

Em ação executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), serão ofertados testes rápidos que podem ser realizados em 134 Unidades de Saúde da rede municipal, distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos, além de ações educativas. 

A Semsa estabeleceu parceria com a Unaids, que é um Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, e a Universidade do Rio Grande do Sul, que lançaram no mês de outubro em Manaus o curso “Zero Discriminação: HIV e Aids”. 

Em relação ao tratamento do HIV, A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento que combina duas substâncias diferentes em um único comprimido. O novo medicamento é uma combinação das substâncias lavimudina e dolutegravir sódico.

A aprovação representa um grande avanço no tratamento de pessoas portadoras do vírus que causa a Aids. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes. 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.