O educador brasileiro Paulo Freire ganhou uma estátua na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Até o momento, Freire é o único brasileiro a ser representado na prestigiada instituição britânica. Apesar de não ser muito conhecido na Inglaterra, sua obra é uma das mais influentes dentro dos estudos da educação.
O principal livro de Paulo Freire, “Pedagogia do oprimido”, é o terceiro mais citado no mundo por pesquisadores de ciências humanas, segundo uma análise feita pelo professor Elliot Green, da London School of Economics and Political Science. O livro fica à frente até mesmo do clássico “O capital”, do sociólogo Karl Marx.
O busto de freire foi inaugurado este mês em um dos corredores da biblioteca da Faculdade de Educação da universidade e é definido pelos professores como um símbolo de “tolerância e diálogo” em tempos de guerra cultural no ambiente acadêmico.
Paulo Freire completaria 100 anos em 2021, ano em que seus livros tiveram uma alta procura, com um aumento de 705% em relação a outros anos. O patrono da educação brasileira, recentemente, teve seu nome aprovado para ser incluído no livro dos heróis e heroínas da pátria pela Comissão de Educação do Senado Federal.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Instituto Paulo Freire (@institutopaulofreire)
*Com informações de O Globo Cultura