Search
booked.net
Search
Close this search box.

Crise gerada pela pandemia ocasiona cortes no governo e no município

Prefeito de Manaus anunciou o detalhamento de cortes e governador do Amazonas ordenou a execução de novo planejamento em até 30 dias

As secretarias ligadas ao Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus irão passar por cortes orçamentários e estruturais, em decorrência de queda na arrecadação do Amazonas e de Manaus durante o pico da pandemia. Ambos, Wilson Lima e Arthur Virgílio Neto, já se pronunciaram sobre os novos planejamentos.

Quanto ao Executivo do Estado, técnicos do governo deverão apresentar, em até 30 dias, um planejamento de readequação de projetos e estruturas, priorizando as áreas da saúde, segurança pública, social, economia e educação. A determinação foi feita por Wilson Lima em reunião com secretários nesta segunda-feira.

Reunião realizada com governador e secretários. Foto: Secom

“A partir de hoje estamos fazendo uma reformulação do Estado. Vamos ter que cortar estruturas, reavaliar o planejamento de todas as secretarias, reavaliar todo o orçamento. Nesse momento é hora de pensar no coletivo. Vamos debater novas ideias, ajustar projetos em curso, identificar oportunidades, propor programas e dar novos formatos a eles. Temos que focar agora no que é vital e essencial”, disse Wilson Lima.

Já Arthur Virgílio Neto, prefeito de Manaus, anunciou, no último sábado (30), a extinção de três secretarias, redução de 110 cargos comissionados, além de cortes em contratos. As medidas devem economizar cerca R$ 500 milhões no orçamento municipal.

O prefeito anunciou as medidas ainda em março deste ano. Foto: Semcom.

“Não abro mão de trabalhar no limite da responsabilidade fiscal. Não corremos esse risco, porque o nosso comprometimento com pessoal hoje é de 42%. O que queremos fazer é ajustar Manaus ao seu orçamento, que está caindo. Vou terminar o mandato com uma prefeitura menor, mas que caiba dentro do seu orçamento, seja qual for o percentual de queda de arrecadação”, afirmou Arthur.

O prefeito já havia anunciado o plano de contingenciamento da capital ainda em março deste ano, no início do pandemia do coronavírus, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.