*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Os senadores Omar Aziz (PSD) e Randolfe Rodrigues (Rede) vieram ao Amazonas e entregaram o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia de Covid-19, pessoalmente ao Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, nesta segunda-feira (22).
O relatório foi entregue ao procurador-chefe Thiago Corrêa, à procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Michèle Corbi e ao coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF no Amazonas, Henrique Valadão. Com dois volumes, o relatório será analisado e encaminhado ao ofício responsável por analisar as diversas situações denunciadas pela CPI.
“Usaram o Amazonas como cobaia com o chamado ‘kit covid’ e com o ‘Tratecov’. As pessoas tomaram esses medicamentos acreditando que salvariam suas vidas e muitos vieram a óbito. O Amazonas não precisava vivenciar aquelas cenas horríveis de pessoas morrendo com falta de oxigênio”, afirmou Omar Aziz, em suas redes sociais após a reunião com o MPF.
Durante a reunião, os procuradores da República explanaram aos senadores, que desde março de 2020, o MPF, atua para conter o avanço da pandemia de covid-19 no Amazonas, reivindicando os direitos do cidadão e do patrimônio público.
Entre os principais destaques citados estão a decisão judicial, proferida a partir de ação civil pública, que determinou à União e ao estado do Amazonas que adotassem medidas imediatas para resolver crise da falta de oxigênio; a ação civil pública que conseguiu na Justiça decisão determinando a elaboração de novo programa de trabalho para o contrato de gestão do Hospital Delphina Aziz; e a decisão liminar que determinou a manutenção de abrigamento emergencial de pessoas em situação de rua em Manaus (AM) por conta da pandemia.
No dia 26 de outubro deste ano, a CPI da Pandemia do Senado concluiu seus trabalhos, no relatório final foram propostos os nomes do governador Wilson Lima (PSC), do ex-secretário de Saúde, Marcellus Campêlo,d o ex-ministro da saúde, general Eduardo Pazuello, e da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, médica Mayra Pinheiro, na lista de indiciados.
“A doutora Mayra Pinheiro tem que ser investigada por conta de ter feito o Amazonas como cobaia. Eles precisam ser responsabilizados, milhares de amazonenses lamentaram as perdas de entes enquanto o governo federal recusou ajuda internacional para trazer oxigênio para Manaus”, destacou o senador Omar Aziz.