*Da Redação – Dia a Dia Notícia
De acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), entre os meses de janeiro a setembro de 2021 foram registrados 13.214 denúncias falsas. Em média, atendentes do telefone emergencial recebem três ligações por minuto, com relatos de diferentes ocorrências como situações perigosas e orientação para a população.
Os números deste ano, já superam o de 2020 onde foram registrados 10.257 ligações sem ocorrências, sendo o serviço utilizado de maneira irresponsável e atrapalhando assim o serviço emergencial. Os trotes acabam tomando o tempo dos profissionais de segurança e ocupam recursos em situações onde ocorre o deslocamento de viaturas e unidades de emergência.
No primeiro semestre de 2019, foram registrados cerca de 145 mil trotes. Em média, o disque 190 recebeu por dia cerca de 805 ligações falsas.
Grande parte das ligações falsas são realizadas por menores de idade, com conversas paralelas ao fundo das ligações, ruídos estranhos e até mesmo ocorrem assédios contra os servidores que trabalham no atendimento do 190. O trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro sendo passível de multa e prisão por até oito anos. A prática também se enquadra como crime contra a administração da Justiça e crime contra o servidor público, sendo passível de multa, detenção ou reclusão, que podem ir de seis meses a oito anos.
O 190 deve ser apenas acionado quando o fato já ocorreu ou quando há suspeitas acerca da conduta de pessoas do bairro ou região, e em casos que exijam a presença de forças policiais.