*Da Redação – Dia a Dia Notícia
O ex-prefeito do munícipio de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), Adail Filho (PP) — reeleito em 2020, mas cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) — afirmou que pretende ser candidato a deputado federal nas eleições de 2022.
De acordo com Adail Filho, o Progressistas, partido do qual faz parte, está trabalhando para ter um nome forte neste cargo. “O partido possui uma estratégia nacional de ampliar seus representantes na Câmara Federal. Além disto, são poucos os deputados federais que também foram prefeitos, o que em alguns casos limita a sensibilidade às questões municipalistas. Estou pronto para esta missão, mas isto não depende unicamente de mim”, afirmou em entrevista ao site Direto ao Ponto.
Ao falar sobre seu registro de candidatura cassado, Adail Filho considerou que existe uma perseguição a vontade do povo de Coari. “A injustiça não é contra mim. Como prefeito fui um servidor público. A injustiça é com a vontade do povo. O que estão fazendo em Coari é dizer que a democracia nada mais é que uma fachada e que continuarão perseguindo o povo”, destacou.
Atualmente, o ex-prefeito está engajado na campanha de Keitton Pinheiro (PP), seu primo e ex-vice, que concorrer ao cargo de prefeito na eleição suplementar do município que ocorrerá no dia 5 de dezembro.
Adail Filho pode ter chances de conseguir chegar ao cargo de deputado federal, tomando como exemplo, a eleição de sua irmã, a deputada estadual Dra. Mayara (PP), eleita em 2018, com número record de 50 mil votos. A tradicional Família Pinheiro não perde uma eleição desde 2012.
No dia 18 de dezembro do ano passado, por unanimidade, os sete desembargadores do TRE-AM decidiram cassar a candidatura de Adail, entendendo que a eleição configurou o terceiro mandato consecutivo dentro do mesmo núcleo familiar.