Cerca de 700 mil tartarugas foram soltas no Rio Juruá, nesse domingo (14), no município de Itamarati (distante 980 km de Manaus). A ação, já tradicional no município do interior, faz parte do Projeto Quelônios da Amazônia e ajuda a garantir a sobrevivência da espécie.
Moradores da cidade, entre eles estudantes da rede pública ajudaram a tirar os animais das piscinas plásticas usadas como berçário e a devolvê-las às águas do Rio Juruá, afluente do Amazonas.
O prefeito João Campelo falou da tradição de preservação na cidade, que já tornou o evento em a ação tradicional. “São 700 mil quelônios entre tartarugas da Amazônia, tracajás, entre outros que ganhar mais oportunidades de sobrevivência e reprodução, garantindo um ecossistema mais saudável em nossa região”, afirmou o chefe do executivo de Itamarati.
Chegando já maiores ao rio, os animais têm maior chance de sobreviver ao ataque dos predadores. A soltura é realizada pela prefeitura de Itamarati, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
*Com informações da Assessoria de Imprensa