O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) emitiu uma nota informativo alertando sobre o risco de uma nova onda de Covid-19 no período do inverno amazônico. A principal causa seria a variante Delta do vírus.
A nota afirma que “considerando o recente cenário e o padrão e comportamento da Covid-19 no Estado do Amazonas, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas alerta sobre o risco do aumento de casos de covid-19 e uma nova onda epidêmica”.
A constatação do conselho leva em conta o “comportamento epidemiológico das doenças respiratórias observadas na região Norte do país, principalmente no Amazonas” que, ao contrário das outras regiões brasileiras, possui apenas as estações de verão, entre junho e novembro, e inverno, entre dezembro e maio, caracterizada pelo alto volume de chuvas.
O documento também traz um estudo publicado na revista Nature Computational Science que aponta uma semelhança no padrão de transmissão do vírus influenza, causador da gripe, e do novo coronavírus. Os dados do estudo apontam que os fatores climáticos favorecem ou limitam a propagação aérea dos vírus.
Ondas no inverno
A avaliação do conselho observa que as duas ondas epidêmicas no Amazonas tiveram seu pico no período sazonal do “inverno amazônico”, que também possui a maior incidência de vírus causadores de outras doenças respiratórias como Influenza A H1N1, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, Parainfluenza e Metapneumovírus. Ao mesmo tempo, foi constatada uma redução dessas infecções durante o período do “verão amazônico”.
*Com informações de BNC Amazonas