O personagem Garibaldo, o pássaro amarelo do programa “Vila Sésamo”, virou alvo de uma polêmica nos Estados Unidos após fazer uma postagem, no sábado (6), afirmando que se vacinou contra a Covid-19.
“Eu recebi a vacina contra a Covid-19 hoje! Minha asa está um pouco dolorida, mas ela vai deixar meu corpo extraprotegido para me deixar, e deixar os outros, com saúde”, escreveu o personagem nas redes sociais.
A publicação acabou irritando alguns republicanos que são contra a imunização de crianças no país. O senador Ted Cruz, do Texas, classificou a publicação de propaganda para crianças de 5 anos. Já a senadora Wendy Rogers, do estado do Arizona, escreveu que Garibaldo era comunista por apoiar a vacinação.
O programa Vila Sésamo estreou em 1972 e Garibaldo tem eternamente 6 anos. Recentemente, a FDA (agência reguladora americana) aprovou o uso da vacina da Covid-19 da Pfizer/BioNTech para crianças acima de 5 anos. Por isso, o personagem estaria elegível para receber o imunizante.
Após a repercussão entre grupos antivacina, internautas lembraram que Garibaldo já foi protagonista de uma campanha federal nos EUA, em 1972, durante a gestão do presidente republicano Richard Nixon, para incentivar a vacinação de estudantes.
O atual presidente dos EUA, Joe Biden, também fez questão de comentar a postagem e elogiou Garibaldo, afirmando que ao se vacinar, ele deixa toda a vila segura.
I got the COVID-19 vaccine today! My wing is feeling a little sore, but it'll give my body an extra protective boost that keeps me and others healthy.
Ms. @EricaRHill even said I’ve been getting vaccines since I was a little bird. I had no idea!
— Big Bird (@BigBird) November 6, 2021