*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento divulgado pela Perspectiva Mercado e Opinião para a Prefeitura de Borba aponta que 70,2% dos moradores desaprova a gestão municipal. O comando de Simão Peixoto entre 2021 até sua fuga em prisão em 2023 foi pessimamente avaliado pelos eleitores do município. Apenas 20,9% aprovam a gestão de Peixoto e de seu vice, Zé Pedro Graça (PSD), que assumiu após a prisão do titular.
Na pesquisa espontânea para as eleições de 2024, o nome mais lembrado é o de Toco Santana (Republicanos), candidato a prefeito na eleição passada. Toco pontua 9,8% na espontânea, seguido por Zé Pedro Graça, com 9%, e pelo ex-prefeito Antonio Cavalcante, o Careca Holanda (MDB), com 5,4%.
Outros candidatos que tiveram baixa pontuação nessa fase da pesquisa foram o ex-prefeito Baia (PTB), com 0,8%; o ex-vice-prefeito Toinho Cidade (PV), com 0,5%; e o ex-candidato Nildo Colares (União), com 0,4%.
Na pesquisa espontânea, quando são apresentados os candidatos, Careca Holanda fica em primeiro lugar com 29,9% da preferência, seguido pelo vice-prefeito Zé Pedro Graça (23,2%) e Toco Santana (20,3%). Ambos empatam tecnicamente dentro da margem de erro.
Nas posições mais baixas estão Nildo Colares (5,7%), Baia (5,4%) e Toinho Cidade (2,4%).
No âmbito da rejeição, o ex-prefeito Baia fica em primeiro lugar com 14,6%. Nildo Colares é o segundo colocado, com 12,7% de rejeição, seguido por Toco Santana (10,6%), Careca Holanda (8,2%), Toinho Cidade (8,1%) e Zé Pedro Graça (1,3%).