*Da Redação Dia a Dia Notícia
No dia 11 de setembro de 2001, há 24 anos, os Estados Unidos foram alvo de uma série de ataques terroristas que deixaram quase 3 mil mortos em Nova York, Washington e na Pensilvânia. O primeiro alvo foi o World Trade Center, em Manhattan, quando dois aviões comerciais, o voo 11 da American Airlines e o voo 175 da United Airlines, foram lançados contra as Torres Gêmeas, derrubando os arranha-céus Norte e Sul.
Só em Nova York, 2.753 pessoas morreram na tragédia, contando tanto com os passageiros dos voos quanto aqueles dentro dos prédios. Bombeiros, policiais municipais e oficiais de Autoridade Portuária também estavam entre as vítimas da ofensiva terrorista.
No Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos EUA, em Washington, 184 pessoas morreram quando o voo 77 da American Airlines colidiu com o prédio.
E na Pensilvânia, na região de Shakesville, 40 passageiros e tripulantes do voo 93 da United Airlines morreram quando o avião caiu em um campo. Acredita-se que os sequestradores tenham derrubado o veículo naquele local, e não no alvo desconhecido, depois que as pessoas à bordo tentaram retomar o controle da cabine de comando.
Após uma semana dos atentados, o Congresso dos EUA aprovou uma medida que permite ao presidente vigente designar o 11 de setembro como o “Dia do Patriota” em cada aniversário dos ataques.
O governo dos EUA também criou o Fundo de Compensação de Vítimas para compensar as famílias daqueles que morreram ou foram afetados durante os ataques. O fundo original funcionou de 2001 a 2004, mas foi reaberto e ampliado em 2011 e novamente estendido até o ano de 2090.
Esse Fundo cobre doenças relacionadas à exposição à poeira tóxica derivada dos aviões durante os ataques no World Trade Center, como vários tipos de câncer e problemas respiratórias.
Ver essa foto no Instagram
