A Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), vistoriou 658 estabelecimentos comerciais para verificar a adoção das regras sanitárias de prevenção à Covid-19, em Manaus, desses, 177 foram notificados ou autuados, e 150 fechados, principalmente por causa de aglomeração. Também houve a interdição de 45 estabelecimentos.
Além das questões sanitárias, o colegiado também verifica questões relacionadas à segurança do empreendimento, como sistema de prevenção de incêndios e a própria licença sanitária para operação. a CIF identificou problemas como ausência de licenças sanitárias e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, entre outros documentos que comprometem a segurança dos locais,
As ações começaram a partir do decreto de reabertura das atividades comerciais publicado pelo governo estadual.
No último final de semana, dos 55 estabelecimentos fiscalizados, sete foram fechados e dez foram autuados por estarem descumprindo o decreto governamental que prevê medidas de segurança em locais públicos.
Só na madrugada de domingo, dia 20, 30 motoristas foram flagrados pelos agentes do Detran-AM dirigindo embriagados. Realizada pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Detran, e pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), a ação também removeu seis paredões de som que causavam distúrbio ao sossego em cinco postos de combustíveis da cidade. Festas informais que ocorriam em cinco postos foram dispersas.
A CIF engloba as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento Estadual de Trânsito, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), entre outros órgãos, que prestam o apoio para que os fiscais da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus).