*Da Redação Dia a Dia Notícia
No dia 19 de Junho, o país comemora o Dia do Cinema Brasileiro. Há exatamente 124 anos ocorria a primeira filmagem em território brasileiro quanto Afonso Segreto, considerado o primeiro cineasta nacional, filmou a Baía de Guanabara quando estava a bordo do navio Brèsil. Ao longo de mais de um século de história, o Brasil produziu inúmeras peças cinematográficas. Conheça as dez produções que tiveram a maior bilheteria nacional.
10º – O trapalhão nas minas do Rei Salomão (1977)
Estrelado pelos comediantes Renato Aragão (Didi), Dedé Santana, Zacarias e Mussum, o filme é uma paródia do livro As Minas do Rei Salomão. Os quatro são contratados para uma expedição em uma mina para resgatar um arqueólogo. No trajeto, enfrentam diversos perigos como um bando de ciganos mal-intencionados, um rei otomano, uma tribo africana, ninjas e até mesmo uma bruxa má.
O filme levou 5,7 milhões de pessoas aos cinemas do Brasil.
9º – Se eu fosse você 2 (2009)
Continuação da comédia estrelada por Glória Pires e Tony Ramos. Na história, os dois estão prestes a se separar e acabam trocando de corpos mais uma vez. Para coroar a situação, a filha deles está grávida e não sabe como contar a novidade aos pais.
A produção levou 5,7 milhões de espectadores aos cinemas.
8º – Nada a perder 2 (2019)
O longa continua a história do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e do grupo Record. Contudo, assim como o primeiro filme (Nada a Perder), a produção é acusada de não ter espectadores reais. Paira sobre o filme a acusação de que a própria igreja teria comprado os ingressos para levar os fiéis de graça, mas que nem todos teriam assistido, o que resultou em salas de cinema vazias.
A sequência vendeu 6,1 milhões de ingressos.
7º – A dama do lotação (1978)
Baseado na obra de Nelson Rodrigues, o filme conta a história de Solange (Sônia Braga) e Carlos (Nuno Leal Maia). Se conhecendo desde crianças, os dois acabam se casando. Porém, Solange resiste a Carlos na noite de núpcias. Enfurecido, ele a estupra. Traumatizada, Solange não quer mais nada com Carlos, apesar de deseja-lo. Para se satisfazer, começa a fazer sexo com homens desconhecidos, que encontra andando de lotação.
O filme levou 6,5 milhões de espectadores aos cinemas.
6º – Minha Mãe é uma Peça 2 (2016)
Sequência da comédia familiar estrelada por Paulo Gustavo. No segundo filme, dona Hermínia passa a apresentar um bem-sucedido programa de TV e fica rica. Porém, ela agora precisa lidar com um lar vazio, pois Juliano e Marcelina resolveram sair de casa. Para balancear, Garib, o primogênito, chega com o neto. Além disso, também recebe uma longa visita da irmã Lucia Helena, a ovelha negra da família, que mora há anos em Nova York.
O longa foi visto por 9,2 milhões de espectadores.
5º – Dona Flor e seus dois maridos (1976)
Clássico baseado na obra de Jorge Amado, o longa conta a história de Dona Flor (Sônia Braga), que perde o marido, o mulherengo e jogador Vadinho (José Wilker). Pouco tempo depois, ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), homem íntegro e trabalhador, mas não tão bom amante quanto Vadinho. Juntos, eles têm uma vida estável e tranquila, mas tediosa, até o dia em que o fantasma de Vadinho aparece na cama de Dona Flor.
O filme, que tem a emblemática cena de José Wilker andando pelado, levou 10, 7 milhões de pessoas aos cinemas.
4º – Tropa de Elite 2 (2010)
A continuação da saga do Capitão Nascimento (Wagner Moura). No novo filme, depois de operação fracassada, Nascimento é afastado do Bope e agora trabalha como subsecretário de Inteligência na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. No novo cargo, o ex-capitão é arrastado para uma disputa política sangrenta que envolve funcionários do governo e milicianos.
O filme levou 11,1 milhões de pessoas aos cinemas.
3º – Os Dez Mandamentos (2016)
Adaptação do sucesso bíblico da Record para os cinemas, que conta a história de Moisés e sua peregrinação para libertar os hebreus do jugo egípcio, representado por Ramsés. Oficialmente, o filme vendeu 11,3 milhões de ingressos, mas padece da mesma suspeita de Nada a Perder 2, outra produção da Igreja Universal.
2º – Minha Mãe é uma Peça 3 (2019)
Último filme da trilogia estrelada por Paulo Gustavo. É considerado pela crítica e opinião popular como o verdadeiro filme a levar mais pessoas ao cinema, pois o primeiro lugar oficial pertence ao filme Nada a Perder, que possui as mesmas suspeitas de “Os Dez Mandamentos” e “Nada a Perder 2”.
Na última saga de dona Hermínia, a mãezona precisa e redescobrir e se reinventar porque seus filhos estão formando novas famílias. Marcelina está grávida e Juliano vai casar. Dona Hermínia está mais ansiosa do que nunca. Para completar as confusões, Carlos Alberto, seu ex-marido, que esteve sempre por perto, agora resolve se mudar para o apartamento ao lado.
O filme levou 11,6 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros, tendo lucrado R$ 143,8 milhões.
1º – Nada a Perder (2018)
Produção biográfica que conta a história do bispo Edir Macedo, o filme vendeu 11, 3 milhões de ingressos. Contudo, teve parte de sua bilheteria bancada pela Igreja Universal, que distribuiu ingressos aos fiéis. Boa parte não chegou a ver o filme nas salas de cinema, resultando em sessões vazias, tal qual aconteceu com “Nada a Perder 2” e “Os Dez Mandamentos”.