*Da Redação Dia a Dia Notícia
Visando apresentar os avanços da Fisioterapia no Amazonas após 2 anos e meio de pandemia de Covid 19 será realizada a 11ª Jornada de Fisioterapia da Fametro nos dias 13 e 14 de outubro. O público-alvo é acadêmicos de Fisioterapia de todas as instituições e outros profissionais da área da Saúde.
Dos 34.636.731 casos de Covid no Brasil, 615.762 foram no Amazonas. Devido aos casos de internação e aos de Covid longa, muitos pacientes tiveram que fazer Fisioterapia Respiratória, além de outras especialidades. O resultado disso são pesquisas e novas abordagens na atuação do profissional.
Além da apresentação de pesquisas científicas dos acadêmicos, palestras e cursos, o evento também marca o Dia Nacional do Fisioterapeuta (13 de outubro). Haverá premiação para os melhores trabalhos acadêmicos (categoria exposição em banner e categoria apresentação oral).
A divulgação das informações da Jornada também está sendo realizada em outros idiomas (Inglês, Francês e Espanhol) nas redes do curso. O objetivo é aprimorar a propagação da informação científica produzida pela Fisioterapia no Amazonas, haja vista que o enfrentamento da Covid na região teve reverberação internacional.
“Essa Jornada será muito importante para a repercussão das pesquisas e debates. A Fisioterapia é uma área que cresceu muito nos últimos anos e o meio acadêmico precisa refletir isso”, afirmou a Dra Bárbara Bahia, coordenadora do curso de Fisioterapia da Fametro.
Números
No Brasil há 278.708 fisioterapeutas. Destes, 3.185 estão no Amazonas. As informações são do “Levantamento georreferenciado de fisioterapeutas no Brasil” feito por profissionais da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde e Universidade Estadual de Goiás, em dezembro de 2020.