Todos estes filmes nos ensinam sobre resiliência e mostram personagens que precisaram enfrentar tempos difíceis e lidar com a solidão, para ultrapassar todos os obstáculos. Separe um tempo para você e seus familiares, prepara o lencinho e se restaure sua fé na humanidade com nossa seleção de filmes!
1. Lion: Uma jornada para casa
Assim como todos os filmes desta lista, impossível não se emocionar com ‘Lion’, que conta a história do garoto indiano Saroo, que aos 5 anos se perdeu do irmão em uma estação de trem em Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho, até ser adotado por uma família australiana. Aos 25 anos, ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica, em uma busca comovente que o leva de volta às suas raízes indianas.
2. Capitão Fantástico
O filme é uma fábula, que conta a história de uma família que tenta fugir do sistema capitalista e passa a viver na floresta, sem praticamente nenhum contato com o mundo exterior. Além da questão sociológica que nos faz questionar o status quo, ‘Capitão Fantástico’ é uma história emocionante de pais que tentam ensinar aos seus filhos a possibilidade de sobreviver de modo mais mais espontâneo, sustentável e longe de tantas expectativas.
3. À procura da felicidade
O filme é de 2006, mas nunca sai de moda e é perfeito para o momento atual, já que nos convida a amar a vida e apreciarmos o que temos. Um pai educa seu filho de apenas cinco anos, fazendo todo o possível para ele seja feliz, mas por causa de suas dúvidas, perde sua casa e precisa viver nas ruas. Apesar de tudo, este pai é um exemplo de resiliência e nos prova que o amor, definitivamente, não tem nada a ver com dinheiro.
4. Livre
Após passar por os momentos mais difíceis de sua vida, como a morte da mãe e um divórcio, a protagonista decide percorrer a pé e sozinha uma trilha de 1.770 quilômetros, dos Estados Unidos ao Canadá. O caminho não é fácil, mas o filme nos mostra a importância de encarar nossos monstros para que possamos renascer mais fortes.
5. As Aventuras de Pi
Baseado no livro homônimo publicado em 2001, o filme recebeu 11 merecidas indicações ao Oscar. Ele conta a história de sobrevivência de um jovem náufrago que divide um bote salva-vidas com um tigre de bengala e fala sobre superação, fé e solidão, já que as respostas que tanto procuramos lá fora, estão dentro do coração.
6. Adoráveis Mulheres
O filme mostra o difícil destino de cinco mulheres – quatro irmãs e a mãe – que tentam sobreviver aos duros anos da Guerra Civil nos Estados Unidos. Enquanto o pai da família foi para a guerra, elas ressignificam suas vidas e passam a ajudar os outros e estudar. O filme apresenta a importância de manter a força de vontade e destaca a força e a garra feminina.
7. A Teoria de Tudo
Baseado na história do astrofísico Stephen Hawking, o filme mostra como ele fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. No entanto, a beleza do filme está em mostrar todas as dificuldades que este gênio enfrentou, já que aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, o que não lhe impediu de se tornar um dos maiores cientistas que o mundo já viu.
8. Extraordinário
Este incrível e emocionante filme de superação retrata a história de Auggie Pullman, um menino que nasceu com a síndrome de Treacher Collins, doença que causa deformação facial. Além de nos ensinar a não julgar os outros pela aparência, o filme mostra a importância do amor da família para que este garotinho todos os seus medos e traumas.
9. Divertida Mente
Não poderia faltar uma animação para assistir com as crianças, não é mesmo? 🥰 Considerado um dos melhores filmes de animação de todos os tempos, ele conta a história de uma garotinha de 11 anos que muda de cidade e se sente muito sozinha. Durante a jornada, cinco emoções lhe acompanham: Tristeza, Alegria, Raiva, Medo e Nojo.
10. Moonlight
Vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, Moonlight é um filme de superação que aborda as minorias: negro e homossexual. Ele mostra as dificuldades de um jovem tentando não entrar para a criminalidade enquanto encontra a si mesmo.